08 março 2015

Não queremos homenagens, queremos respeito, queremos igualdade!


Não transe.
Não beba.
Não fale.
Não discuta.
Não use essa roupa. 
Não sente desta maneira.
Não deixe os pelos crescerem.
Não corte o cabelo tão curto.
Não fale palavrão.
Não pratique esportes.
Não opine.
Mas, hey, sorria! Hoje é seu dia.
Seu dia, vadia. Promíscua. Bruxa. Vagabunda. Safada. Vitimista. Culpada. Puta. Burra. Fraca. Inferior. Cachorra. Feminazi.
Mas, hey, hoje é dia de alegria!
Alegria pra você, que foi guilhotinada. Queimada. Calada. Mutilada. Trancada. Estuprada. Oprimida. Abusada. Assediada. Mal-tratada. Privada.
Mas, hey, toma aqui uma flor!
Sorria.
E engula a dor.
"Laiz Gama"
                                                                                 ***
Hoje minha timeline no facebook foi invadida por mensagens sobre o dia das mulheres, mas eu não acredito que um único dia possa nos representar, porque se você parar e pesquisar verá que há mais de 90 anos atrás mulheres morreram nesse mesmo dia por protestarem por direitos que até hoje nos são negados.
Os homens que deixam mil recados fofos e bonitinhos são os mesmos que durante o ano inteiro gritam nos chamando de gostosas ao nos ver caminhando nas ruas, são os mesmos que nos chamam de vadias por não aceitarmos suas cantadas e investidas, são os mesmo que estupram, surram, matam e negam nossos direitos, que acham que mulher só serve para lavar louça e servi-los, para ser esposa e mãe, mulheres são muito mais que isso, além do que a mente pequena deles possam imaginar.
Não eu não quero homenagens hoje! eu quero o respeito que mereço, não só um dia, não só um ano, quero o respeito que mereço a vida inteira.

46 comentários:

  1. Arrasou no post heim???
    Parabéns para nós mulheres
    bjus

    ResponderExcluir
  2. É isso Jo, vc colocou a situação exatamente como eu percebo e sabe o pior?? qdo expomos estas nossas demandas somos taxadas de" mulheres com discurso de ódio", "aquelas que não sabem ser femininas" eu soh desejaria um lugar onde realmente nos pudéssemos ser quem somos sem cobranças e sem violência de qlq tipo contra nós... este seria um ótimo e feliz dia das mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as coisas demoram a mudar, mas enquanto houver mulheres dispostas a lutar e mulheres dispostas a ouvir, essa luta não será em vão.
      Beijos Lunna querida <3

      Excluir
  3. Exatamente! Queremos respeito. No meu facebook, além das homenagens hipócritas de machistas, tiveram comentários de repúdio as feministas e críticas ao dia da mulher. Um absurdo que tenhamos que conviver com tais pessoas.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/2015/03/dia-internacional-da-mulher-luta-por.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo mudou, mas infelizmente a cabeça de muitos não mudou, continuam com os pensamentos retrogados de mil anos atrás.
      Realmente um absurdo que tenhamos que conviver com isso.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá =)

    Adorei a postagem! Queremos apenas... Respeito. Acima de tudo. Na minha timeline vi muitas mensagens machistas e muitas mensagens sensacionais. Porque nós mulheres somos sensacionais. Adorei!!!


    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu adorei sua mensagem rsrs, somos mesmo sensacionais não é mesmo,
      infelizmente sempre terão os que tentam nos desmotivar em nossa luta, o importante é não deixar se abater e nem desistir.
      beijos

      Excluir
  5. Nenhuma mulher deveria ganhar parabéns e flores se, por trás desse gesto, ela é abusada, diminuída e ofendida implícita e explicitamente. Não queremos flores, abraços etc, queremos liberdade e respeito. Mulher não é objeto, nem propriedade. Espero que, um dia, todos entendam isso (mulheres e homens).

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que as flores venham quando nos sentirmos protegidas,
      está cheia de razão querida.
      beijos

      Excluir
  6. Olá
    Nossa, estou sem palavras, de verdade, é um post que nos faz refletir profundamente sobre as mulheres do mundo todo, afinal, o que adianta ser amoroso, romântico no dia das mulheres e outros dias ser totalmente diferente, ainda aguardo o nosso merecido reconhecimento nesse mundo.
    Maravilhosa postagem, parabéns.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha flor,
      também aguardo o dia que teremos nosso reconhecimento,
      mas enquanto isso a luta não pode parar.
      Beijos

      Excluir
  7. Um dos melhores posts sobre o dia das mulheres que vi hoje e ainda citando a Diva!

    Muito bom!

    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frida é linda não é mesmo,
      uma inspiração de mulher, simbolo da luta,
      obrigada minha flor.
      beijos

      Excluir
  8. Oiii, Disse tudooo! Além de felicitações, queremos respeito e todos os dias. Chega de tanto abuso e machismo de ambas as partes, Mulheres e homens.
    o/

    Adorei!

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, porque não são somente os homens que exercem o machismo de cada dia, existem
      muitas mulheres que o praticam sem nem notar o quanto isso é prejudicial para elas mesma.
      beijos

      Excluir
  9. Oii, tudo bem?
    Verdade! o que queremos é respeito!
    Mas não somente por ser mulher, mas em todos os aspectos...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim,
      porque ser mulher é apenas um detalhe, somos muito mais que isso,
      somos humanas e merecemos respeito e direitos iguais.
      Beijos minha flor

      Excluir
  10. bem verdade isso aê. Eu vi cada uma nos meus feeds que pensei como podem ser tão hipócritas??? Claro que há exceções, mas a maioria vê a data apenas como um dia pra dar uma de cavalheiros e talz, coisa que não são durante o resto do ano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre há exceções, pena que são poucos, realmente a hipocrisia de muitos não tem limites,
      eu vi caras que um dia antes estavam ofendendo meninas que usam roupas curtas no dia seguinte elogiando "Todas" as mulheres, meio contraditório isso não é mesmo rsrs.
      beijos minha flor.

      Excluir
  11. Amei seu post, você disse a verdade nua e crua ! Eu vi cada texto que chega a me enojar de gente que não tem um pingo de educação e até mesmo, infelizmente, de mulheres são "acomodadas" que fazem declarações para si mesma!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor.
      Realmente alguns textos eram absurdos, o que falta em educação e respeito sobra em opressão.
      Beijos

      Excluir
  12. Não encontrei um único post sobre o 8 de março que tenha sido melhor do que esse!
    Irei compartilhar. Parabéns!!! Você conseguiu dizer em um ótimo texto o que nós, mulheres que cansamos de ser reduzidas à salto alto e batom em mensagens do Facebook, tentamos dizer.
    Obrigada por um post como esse!!

    Café com Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz quando li seu comentário, quando escrevi
      esse post fiquei com medo de ser retalhada na internet, de me ofenderem como
      já vi ofenderem várias amigas minhas por defenderem esse mesmo ponto de vista,
      mas comentários como o seu me enchem de força de vontade de fazer mais posts voltados para esse universo em que mulheres são muito mais que salto alto e batom.
      eu que te agradeço.
      beijos

      Excluir
  13. Amiga que texto incrível. Acredito sim que haja excessões e que algumas homenagens sejam sinceras, mas daria para contar nos dados. Eu quero respeito, para poder ser quem eu sou, para poder andar na rua tranquila, sem ter que escutar barbaridades que me ennojam só de pensar. Parabéns minha flor.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredita haver excessões, principalmente daqueles que conhecemos, e que nos dirige a palavra sinceramente.
      Mas daqueles que passam o ano inteiro oprimindo e tentando nos calar, desses não somos obrigadas a ouvir homenagens hipócritas.
      Que sejamos respeitadas hoje e sempre, obrigada pelo recadinho Sa minha flor, é sempre bom poder contar com sua opinião.
      beijos <3

      Excluir
  14. Concordo plenamente com a sua colocação e amei ilustrar isso tudo com uma foto de uma mulher bela, forte, corajosa: Frida.

    Beijo!

    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/channel/UCHHOLxS27CM6-YZmclJfONw?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha flor,
      sou apaixonada pela Frida desde que eu tinha 9 anos de idade ao assistir um documentário sobre sua vida.
      eu mal sabia quem era Frida mas sua força já deixava traços em mim rss.
      beijos

      Excluir
  15. Olá, Josielma!
    O seu post já me conquistou pela imagem da Frida Kahlo - mulher emblemática!
    E a poesia? Belísima!
    E é isso! Somos mulheres todos os dias!!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabiana,
      como eu sempre digo Frida é vida,
      essa mulher é um grande exemplo para mim.
      Beijos

      Excluir
  16. Post incrível, Josielma. Eu vi esse "poema" sendo compartilhado e adorei. Parabéns (mesmo que atrasado) para todas nós. Ontem, hoje, amanhã e sempre.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse poema foi compartilhado no facebook, e me chamou muita atenção,
      dentre tantas coisas absurdas que rodaram na rede no dia 8 essa foi uma exceção,
      um lindo poema real.
      parabéns para nós rsrs.
      Beijos

      Excluir
  17. A última frase com certeza é o desejo de todas nós!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja mais que um desejo, que seja uma realidade alcançável
      Beijos

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?
    Parabéns pelo post, com certeza todxs nós merecemos respeito a vida inteira. Dia 08/03 é dia de reafirmar o emponderamento feminino. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,
      Respeito tem que ser todo dia a vida inteira.
      beijos

      Excluir
  19. Oiii
    Minha nossa que post incrível!! Vc disse simplesmente TUDO!!!!
    Amei a poesia tambem

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Concordo totalmente que é hora de haver uma igualdade. Só acho que a generalização é sempre ruim de ambos os lados. Nem todos os homens que postam coisas legais no facebook são esses machistas de marca maior. O dia da mulher é todo o dia. E já tá na hora da sociedade nos ver com pessoas realmente capazes.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente concordo, talvez tenha parecido no post que eu generalizei e não foi essa minha intenção, tanto que meu marido sempre me respeitou como igual, mas o post não foi generalizando e sim direcionada exatamente para esse tipo de homem que citei na postagem.
      beijos

      Excluir
  21. Oie, tudo bom?
    Parabéns pelo nosso dia...mesmo atrasado. Acredito que as mulheres precisam de uma política igualitária e não apenas de mensagens fofas. Ainda enfrentamos preconceito porque engravidamos e porque somos mais emotivas. Não podemos mais viver em um mundo com essa visão.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sem problemas com o atraso, pois nosso dia é todo dia rsrs,
      concordo com termos politica igualitaria, esperança que isso mude um dia.
      beijos

      Excluir
  22. Oi, tudo bom? =)
    Parabéns pelas mulheres, é um dia muito importante pois sabemos o quão fazem parte de nossas vidas <3 Eu adorei totalmente a sua postagem pois me trouxe uma boa reflexão e atualmente vi as mulheres sofrendo preconceito, assim como a Aline falou, e costumo ver muito o preconceito de mulher dirigir, qual o problema com isso?! Ainda não entendo e tem muita mulher aí que dirige melhor do que homem (rs). Adorei demais o post, Jo!

    Beijos,
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luan,
      fico feliz em saber que existem homens que pensam de maneira diferente,
      se pensassem mais como você talvez nós mulheres não tivessemos que lutar
      por direitos iguais.
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  23. Oi, Josielma! Ótimo post. Não podemos esquecer de toda a luta e tudo o que ainda precisa ser mudado. O texto é muito bom e alerta para isso, promovendo reflexão sobre um assunto que precisa muito ser debatido! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila,
      Meu texto foi bem simples, ainda tem muito o que ser debatido,
      provavelmente farei um post aprofundando mais o assunto.
      Obrigada pela mensagem.
      Beijos

      Excluir

Meu primeiro Vlog | Treino da fé | Corrida de rua

Na sexta-feria santa rolou o treino da fé que é uma corrida de rua que vai de Perus até Pirapora do bom Jesus, como eu sou a pessoa mais at...