27 março 2015

Entrevista com Joyce Xavier

Olá galera hoje trago um quadro exclusivo aqui no blog, minha amiga Bruna Martins do blog Escritora entre 4 paredes criou um grupo no WhatssApp onde reuniu 7 escritoras o qual fui convidada a participar, nesse grupo batemos papo e trocamos experiências, então tive a ideia de fazer uma entrevista com cada uma delas toda sexta-feira para ver seus pontos de vistas a respeito do mercado editorial e a vida de escritora, quem vai estrear esse quadro no blog hoje é a maravilhosa Joyce Xavier.


Sobre Joyce:
Joyce Xavier, mulher carioca com seus mais de 30 anos, começou a escrever bem cedo pelas folhas de seu caderno escolar. Criativa e romântica, desde nova escreveu versos para seus amores. Criou alguns blog's pela internet, mas somente após de o fim do seu relacionamento e o início de uma depressão (no qual ela rejeitou o tratamento), começou a escrever nas redes sociais e criou a sua primeira Fan Page: A tal da Joyce Xavier.
Com isso, conquistou milhares de seguidores. Autora de dois livros e co-autora de um, Joyce tem planos para lançar a carreira no exterior e deseja investir na carreira que te deu a cura e a vida: a escrita.

1.Quando você teve a ideia de escrever seu livro e quanto tempo levou para escrever a história?
Com o meu primeiro livro são crônicas, resolvi escrever um livro após da divulgação na internet. Nunca havia sonhado com tal coisa.

2.Você tinha o enredo desde o início, ou o livro foi tomando rumos diferentes durante a escrita?
Eu sempre quis um livro melancólico e que houvesse alguma superação. Acho que deu certo, as críticas são positivas.

3.Seus personagens foram inspirados em algum conhecido?
As minhas crônicas foram escritas para um ex-namorado. O livro foi baseado na minha depressão, após o término.

4.Pretende dar continuação a essa história? Se sim, adianta um pouco do próximo livro para gente? 
Não. O relacionamento acabou, mas tenho outros projetos.

5.Quais são seus escritores favoritos? Por quê?
Paulo Coelho. Foi a minha inspiração, ele consegue me trazer paz e dizer detalhadamente o que eu sinto.

6.Quais são as vantagens e desvantagens de ser escritora?
Eu sempre digo que a escrita me cura e a leitura me salva. Essa é a vantagem, poder ajudar as pessoas é magnífico. A desvantagem é que no Brasil não é valorizado.

7.Quais foram as maiores dificuldades para a finalização desta obra?
Na verdade não tive nenhuma dificuldade a não ser a ansiedade.

8.Qual foi a parte mais difícil de escrever nesse livro?
A coragem de expor a minha vida e os meus sentimentos.

9.Qual o trecho do seu livro que você mais gosta e por quê?
A crônica Entre Aspas em co-autoria com a escritora Noemi Prates. Um dos textos mais inteligentes que já escrevi.

10.Além de escritora tem outra profissão, é algo que faz porque gosta?
Trabalho na área administrativa e gosto do que faço.

11.Na sua opinião qual a importância do autor nacional hoje?
Mostrar que o nosso Brasil pode crescer independente da dificuldade que passamos. Mostrar que estamos em crise por falta de educação, sendo que nossos governantes não nos querem cultos e educados. Seria um desperdício financeiro.

12.Já tem em mente sobre o que será a sua próxima obra?
Sim, já tenho dois livros em finalização. Um romance e um de comédia.

13.Você acha que a pressão é maior na hora de revisar e analisar seu texto, ou prefere que outro profissional faça isso?
Faço da melhor forma, mas encaminho para algum profissional. Não me acho tão experiente, talvez eu seja insegura.

14.Como faz para organizar seu tempo para que não atrapalhe seu processo criativo?
Ainda não consegui fazer isso. Escrevo a todo momento, escrevo quando a inspiração surge.

15.Para finalizar, o que você diria para aqueles que estão se aventurando à escrever um livro?
Nunca, nunca, nunca desista. Mesmo que alguém diga que é besteira e que você nunca será valorizado. Mesmo que as pessoas te chamem de louco, mesmo que poucas pessoas te ofereçam apoio. Nunca desista. Estude, leia e tente se aprimorar a cada momento. 

Então é isso pessoal, espero que tenham amado conhecer a Joyce, se quiserem adquirir o livro da Joyce com dedicatória, podem entrar em contato com ela através do e-mail joycexavier.livros@yahoo.com.br 

24 comentários:

  1. Adoro entrevistas com escritoras! E ela respondeu as perguntas tão bem!

    ResponderExcluir
  2. Estas entrevistas sempre são legais, é muito prazeroso ver o que se passa com gente que escreve histórias que por muitas vezes nos marcam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre pessoas que admiramos.
      beijos

      Excluir
  3. Ola Jo parabéns pela entrevista, realmente deve ter sido difícil expor todos os medos e sentimentos da própria autora no livro, fico feliz que não houve dificuldades para a publicação de livros. É mais um talento nacional se destacando. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joyce, olha só chara da escritora rsrs, realmente é sempre bom destacar talentos nacionais, temos que valorizar nossos tesouros.
      beijos

      Excluir
  4. Nossa que bacana Jo :) Gostei muito da iniciativa e com certeza vou acompanhar todas as sextas :) Gostei muito da sinceridade da autora, acho que é mesmo bem complicado expor a própria vida dessa maneia mas por outro lado poder extravasar deve ser muito bom...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que vai acompanhar, vai adorar conhecer as outras escritoras, todas são super simpáticas e talentosas.
      obrigada e beijos.

      Excluir
  5. Oi, Jo! Tudo bem? Acho que essa é a primeira vez que visito seu blog, e ele é lindo! Mas posso te dar uma dica? Sempre revise seu texto antes de publicar, para evitar erros de digitação. Sobre a entrevista, achei o máximo! É sempre bom conhecer um pouco mais sobre os "bastidores" da escrita. rs
    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monalisa, obrigada pela dica, ficarei atenta,
      sim realmente é sempre bacana conhecer mais sobre autores nacionais e os bastidores da escrita.
      beijos

      Excluir
  6. Oie minha flor linda, tudo bem?
    Amiga amei a entrevista, já conheço a Joyce e tive o prazer de ler o livro dela e compartilhar com as leitoras. Adorei esse novo espaço no seu blog, que está cada dia melhor e quem sabe um dia não estarei sendo entrevistada por ti também né =). Um beijo minha linda.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sa, é sempre um prazer te ter por aqui,
      a Joyce é uma linda né, eu já tinha lido sua entrevista no seu blog e é
      um prazer ter conhecido ela, esse será um espaço breve no blog, só para divulgar as meninas que conheci, mas que estou fazendo com muito carinho, e será uma honra te entrevistar aqui para meu blog.
      beijos <3

      Excluir
  7. Eu não conhecia essa autora, então acho que foi uma boa primeira impressão. Eu gosto de pessoa que se inspiram em relacionamentos passados, é sempre bom ter um ponto de vista sobre amor e coisa e tal. Vou procurar coisas dela.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sim, ela tem uma página no facebook e sempre responde a todos os leitores, você vai adorar conhece-la.
      beijos

      Excluir
  8. Olá
    Que interessante a entrevista, realmente foi muito legal a autora se abrir tanto e espero que ainda tenha muitas obras com sucesso haha ela merece.
    Ótimo post

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ela merece, uma moça super talentosa.
      obrigada.
      beijos

      Excluir
  9. Oi Jo, tudo bem?
    Não conhecia a autora e entrevistas são uma ótima forma para conhecer os autores.
    Gostei muito da entrevista, muito inteligente.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, realmente é uma ótima forma de conhecer os autores e nos sentirmos mais perto de suas obras.
      beijos :)

      Excluir
  10. Ah, primeiro obrigada por citar meu nominho ai no post e, fiquei muito feliz por ter elaborado esse projeto maravilhoso. A Joyce eu já conheço, é uma grande amiga, tem um talento incrível e vale a pena ler a entrevista inteirinha.

    Beijos,
    www.escritoraentre4paredes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah claro que ia citar seu nome né, eu não teria conhecido essas autoras maravilhosas se não fosse sua iniciativa de criar o grupo, a Joyce é muito talentosa, adoro acompanhar suas frases no instagram, em breve espero ver sua entrevista por aqui hein.
      beijos

      Excluir
  11. Oi Jo, gostei muito da ideia e da entrevista, não conhecia essa autora e gostei muito dela. Parabens

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia essa autora, mas foi um prazer conhecer.
    Muito interessante esse quadro do seu blog, tenho no meu blog um quadro parecido.
    Mas o mais legal deve ser poder trocar experiências com os autores no grupo.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia essa autora, mas foi um prazer conhecer.
    Muito interessante esse quadro do seu blog, tenho no meu blog um quadro parecido.
    Mas o mais legal deve ser poder trocar experiências com os autores no grupo.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Meu primeiro Vlog | Treino da fé | Corrida de rua

Na sexta-feria santa rolou o treino da fé que é uma corrida de rua que vai de Perus até Pirapora do bom Jesus, como eu sou a pessoa mais at...