• Home /
  • Sobre /
  • Contato /
  • Categorias
  • Nosso Projeto Fotográfico: Consciência Negra

    Olá galera, como já devem saber todo mês eu juntamente com um grupo de amigas blogueiras fazemos uma postagem coletiva sobre um tema, e o tema escolhido desse mês é um que me traz muita alegria, o dia da Consciência Negra, apesar de termos um dia especial para essa comemoração, eu pratico isso todos os dias, pois o respeito e o amor é coisa para se fazer todos os dias.
    Nesse mês nossas outras amigas blogueiras não irão participar, então seremos apenas eu e a minha grande amiga Sabrina Ikeda criadora desse projeto lindo, no fim do post deixarei o link do blog para vocês conferirem como ficou lindo o texto e as fotos dela.
    Quero começar esse post com uma música que foi a primeira que conheci referente a essa data, quando eu estava na quarta série uma professora nos pediu para fazer um teatro em cima de uma música da Clara Nunes chamada Canto das três raças, eu não lembrava a canção tive que procurar no google pois só me lembrava do refrão.

    Canto Das Três Raças
    Ninguém ouviu
    Um soluçar de dor
    No canto do Brasil
    Um lamento triste
    Sempre ecoou
    Desde que o índio guerreiro
    Foi pro cativeiro
    E de lá cantou
    Negro entoou
    Um canto de revolta pelos ares
    No Quilombo dos Palmares
    Onde se refugiou
    Fora a luta dos Inconfidentes
    Pela quebra das correntes
    Nada adiantou
    E de guerra em paz
    De paz em guerra
    Todo o povo dessa terra
    Quando pode cantar
    Canta de dor
    ô, ô, ô, ô, ô, ô
    ô, ô, ô, ô, ô, ô
    ô, ô, ô, ô, ô, ô
    ô, ô, ô, ô, ô, ô
    E ecoa noite e dia
    É ensurdecedor
    Ai, mas que agonia
    O canto do trabalhador
    Esse canto que devia
    Ser um canto de alegria
    Soa apenas
    Como um soluçar de dor

    Postarei agora fotos e fatos de personalidades negras, pessoas que me inspiram e são exemplos de vida para mim.
    Ganhador do Nobel da Paz em 1993, Nelson Mandela foi o mais poderoso símbolo da luta contra o Apartheid, o regime segregacionista na África do Sul.


    Luther King foi o mais famoso dos ativistas pró-igualdade racial dos Estados Unidos. Pastor da Igreja Batista, Martin palestrou e discursou por todo o território americano sempre pregando a igualdade e o ativismo pacífico. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964 e foi assassinado momentos antes marcha em um hotel, em 1968

    Símbolo da cultura reggae e rastafári, Bob Marley é uma das personalidades mais conhecidas do mundo. É considerado o maior artista do "Terceiro Mundo", países de extrema pobreza e esquecidos pelo mundo. Bob Marley sempre passou uma mensagem de paz, amor e comunhão em suas músicas.

    Rosa Parks foi a personagem principal do ato que marcou o início da luta antissegregacionista nos Estados Unidos. Em dezembro de 1955, Rosa recusou-se a ceder seu lugar num ônibus para uma pessoa branca e foi expulsa do veículo. A partir daí, iniciou-se o Boicote aos ônibus de Montgomery e muitas outras ações pró-igualdade em solo americano.

    Zumbi é um ícone da resistência negra à escravidão no Brasil. Em meados de 1670, passou a liderar o Quilombo dos Palmares, reunião de negros resistentes ao trabalho forçado. Conhecido como Zumbi dos Palmares por liderar o quilombo que carregava o mesmo nome, Zumbi foi morto em 1696 e teve sua cabeça exposta no estado de Pernambuco.

    Ruth de Souza na década de 40, foi co-fundadora do Teatro Experimental do Negro (TEN) - uma nova forma de dramaturgia que ajudou na valorização e no descobrimento de muitos artistas negros. Aos 87 anos, Ruth tem vasta experiência na TV, cinema e teatro e é considerada uma das grandes damas da dramaturgia brasileira.

    Elisa Lucinda, Atriz de TV, cinema e teatro, cantora, jornalista e escritora. Mas o que destaca essa versátil capixaba de 51 anos são os versos recheados de sensações do cotidiano. Elisa é considerada uma das mais talentosas poetisas brasileiras da atualidade. Promove saraus e criou a Associação de Estudo de Declamação.




    Benedita da Silva, Carioca, de 62 anos, ativista do movimento negro e feminista entrou para a história da política nacional como a primeira senadora negra do Brasil. É dela o projeto de lei da licença maternidade de 120 dias. Um símbolo da ascensão dos negros e mulheres na política brasileira


    Por último mas não menos importante, Evelyn Mourais Cardoso, conheci a Eve através de um grupo de feminismo do facebook, acompanho suas lutas diárias e história de vida, gente não tenho nem o que dizer sobre ela, só a conhecendo para ver a mulher forte e pessoa incrível que ela é, vou deixar um poema que acho que se encaixa bem com o que conheço dela.

    Não fomos vencidas pela anulação social,

    Sobrevivemos à ausência na novela, no comercial;
    O sistema pode até me transformar em empregada,
    Mas não pode me fazer raciocinar como criada;
    Enquanto mulheres convencionais lutam contra o machismo,
    As negras duelam pra vencer o machismo,
    O preconceito, o racismo
    "Yzalú"

    Então é isso galera, espero que tenham gostado do tema do projeto desse mês pois eu amei faze-lo, tudo foi escolhido com muito carinho para mostrar um pouquinho dos meus ídolos negros que são muitos, não coloquei todos para o post não ficar muito grande, mas gostei tanto de fazer que quem sabe não faço uma segunda parte em breve.
    E não deixem de conferir o post da Sabrina Ikeda e ver o olhar dela sobre o tema, eu já dei uma olhadinha e vou adiantar que ficou lindo.
    Comentários
    2 Comentários

    2 Comentários:

    1. Oie minha linda.
      Nossa seu post ficou maravilhoso. É muito lindo, ver como cada uma tem um olhar único sobre o mesmo tema, mas não deixa de ter a mesma essência, amor e respeito. Eu simplesmente amei conhecer seus ídolos negros, muitos como Nelson Mandela, Luther King, Rosa Parks e Bob Marlei são meus também e alguns outros amei conhecer através do seu olhar. Há muito ainda o que fazer, muito amor que se pregar e se expandir. Muita luta por igualdade. Mas faremos sempre a nossa parte. Ficou lindo minha flor.
      Apoio totalmente a ideia de uma parte 2 desse tema. Super beijo.
      http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Sa, muito obrigada, concordo quando diz que cada um temos uma visão linda sobre o mesmo tema, isso é uma enorme verdade, cada vez mais amo conhecer como funciona a mente das pessoas, fico feliz em ver que temos muitos ídolos em comum, e temos sempre que lutar por respeito e igualdade, minha parte já estou fazendo e quero poder espalhar isso sempre, e vamos fazer uma parte 2 com certeza rsrss.
        Beijos <3

        Excluir



     
    Copyright © Como vejo o mundo | Blog | Todos os direitos reservados | Desenvolvimento por VR DESIGN :: VOLTE AO TOPO