09 outubro 2017

A Teoria de Tudo: A Extraordinária História de Jane e Stephen Hawking - Resenha de Thales Augusto




Sinopse: A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen. Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.

Resenha: O livro "A teoria de tudo" é bem complexo e relata o relacionamento de Jane e Stephen Hawking e as dificuldades que ambos passaram devido à doença de Stephen, ele é diagnosticado ainda jovem com uma doença degenerativa chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como “ELA”, que é uma distrofia neuromuscular que provoca a destruição progressiva dos neurônios responsáveis pelo movimento dos músculos.
O livro deixa claro que por trás de todo grande homem sempre há uma grande mulher, Jane se apaixonou por Stephen mesmo ciente de sua doença, sabendo que poderia a qualquer momento ela ficar responsável por Stephen, quando jovem Jane se apaixona por Stephen um garoto tímido, porem extremamente inteligente e então iniciam um namoro.
Entre o encanto do primeiro amor e as ideias brilhantes do ainda garoto Stephen, esse relacionamento cresce com o passar do tempo e mesmo com a complicação da doença cruel de Stephen, Jane aceita o pedido de casamento feito pelo jovem apaixonado.
Jane explica no livro que seu casamento não se resume a ela e Stephen, além do casal tem um fator de extrema importância a doença, mesmo com toda a dedicação a seu marido a degeneração torna o casamento muito complicado e com os anos se junta ao casamento um novo fator a física, Stephen começa a dar mais tempo as suas formulas e teorias do que a sua esposa, Jane começa receber cada dia menos atenção, ainda mais que aos poucos Stephen começa a se tornar famoso, trilhando seu caminho como Stephen Hawking um físico conhecido mundialmente.
Jane deixa de viver seus sonhos para viver os de seu marido e o pouco tempo que lhe resta ela se dedica a família, e isso faz com que ela se sinta ofuscada pelo brilho e genialidade de Stephen.
Algo que se torna interessante no livro são os debates religiosos que ocorremwkk entre Stephen e Jane, ele ateu diz que suas teorias não tem espaço para a fé, já Jane encontra na fé um refugio para suportar as dificuldades de seu dia-a-dia, com o tempo esse e outros empecilhos vão degastando o casamento.
Vemos a cumplicidade de Jane a Stephen neste livro, ela se torna responsável por cada atividade de seu marido, o livro mostra que os enfermos sofrem muito, mas as pessoas que os amam sofrem da mesma forma ou mais, por ver o seu ente querido naquela situação e não poder fazer nada para mudar aquilo.
A história dessa família nada convencional foi esclarecida de forma sincera pela autora deste livro Jane Hawking a primeira esposa do físico renomado Stephen Hawking. Jane fez o possível para salvar o seu casamento, porem as dificuldades da vida acabaram deteriorando tudo. Isso nos mostra que as vezes apenas  o amor não é o bastante, para levar um casamento a diante, mas nos mostra que tem coisas que só o amor suporta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu primeiro Vlog | Treino da fé | Corrida de rua

Na sexta-feria santa rolou o treino da fé que é uma corrida de rua que vai de Perus até Pirapora do bom Jesus, como eu sou a pessoa mais at...